Esta es un versión antigua publicada el 2023-03-23. Consulte la versión más reciente.

Atena-Heroína nos dias atuais – A jornada do arquétipo e o comportamento feminino frente aos desafios do mercado de trabalho

Atenas-Heroína en la actualidad - El viaje del arquetipo y el comportamiento femenino ante los desafíos del mercado laboral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51896/contrieconomia/EKAA2511

Palabras clave:

Arquétipo Feminino, Trabalhadoras Multifacetadas, Comportamento Feminino

Resumen

Através de gerações até chegarmos ao Século XXI, as mulheres parecem viver uma luta contra si mesmas, assumindo comportamentos e papéis que custaram sua conexão com o feminino em sua essência, construindo suas carreiras ao mesmo tempo em que são engolidas pelas demandas do dia a dia nas organizações de trabalho e no ambiente doméstico. O objetivo geral deste artigo é mostrar a construção do arquétipo feminino da deusa Atena, cada vez mais presente na psique das mulheres do século XXI. Para tanto, adotou-se, dentro de uma abordagem qualitativa, uma base bibliográfica constituída de autores consagrados que estudaram a fundo o feminino e o seu comportamento diante dos desafios da liderança em um mundo corporativo masculino. Ao final esta pesquisa defende que todas as mulheres possam não serem dominadas por apenas uma deusa e nem confundidas pelo convívio de todas, posto que cada ser humano, independente da sua sexualidade, tem uma vida própria específica, ou seja, única. Defende-se, ainda, que todas as mulheres, a partir da integração, da vivência e do conhecimento do mito, devem ser reconhecidas enquanto trabalhadoras multifacetadas, fortalecidas, protegidas e abençoadas em sua jornada de convivência e de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erica Cristina Machado de Melo, Gestora e Empresária do setor da indústria.

Bacharel em Direito pela PUC-RJ. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo FBUNI. Gestora e Empresária do setor da indústria.

Rickardo Léo Ramos Gomes, Centro Universitário Farias Brito (FBUNI), Brasil.

Prof. da Disc. de Met. do Trabalho Científico (Orientador) – FBUNI; Inst. Euvaldo Lodi; M. Sc. em Fitotecnia - UFC; Spec. em Met. do Ens. de Ciências - UECe; Grad. em Agronomia - UFC; Lic. na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - UVA; Cursos de Aperfeiçoamento em: HARVARD; BID; FIOCRUZ. Johns Hopkins University (JHBSPH); Consultor Internacional do BIRD para Lab. Científicos. Consultor Científico.

Descargas

Publicado

2023-03-15 — Actualizado el 2023-03-23

Versiones

Cómo citar

Machado de Melo, E. C., & Ramos Gomes, R. L. (2023). Atena-Heroína nos dias atuais – A jornada do arquétipo e o comportamento feminino frente aos desafios do mercado de trabalho : Atenas-Heroína en la actualidad - El viaje del arquetipo y el comportamiento femenino ante los desafíos del mercado laboral. Contribuciones a La Economía, 21(1), 1–15. https://doi.org/10.51896/contrieconomia/EKAA2511 (Original work published 15 de marzo de 2023)