A perspectiva da logística reversa na industrialização do pavimento reciclado: uma contribuição para conservação do meio ambiente

La perspectiva de la logística inversa en la industrialización de pavimentos reciclados: una contribución a la conservación ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51896/contrieconomia/ELCN2771

Palabras clave:

Logística Reversa, Pavimento Reciclado, Meio Ambiente

Resumen

A presente pesquisa aborda a logística reversa como ferramenta utilizada na construção civil. Trata-se de um estudo bibliográfico que tem como objetivo geral demonstrar a importância da logística reversa na industrialização do pavimento reciclado e suas contribuições na conservação do meio ambiente, garantindo o reaproveitamento dos resíduos da construção e de demolições com a finalidade da redução da exploração de recursos naturais através da reciclagem. Quanto à forma de abordagem trata-se de uma pesquisa qualitativa e como procedimento de pesquisa elaborou-se uma revisão bibliográfica. A pesquisa atendeu, plenamente, aos objetivos propostos de apresentar a perspectiva da logística reversa, como uma importante ferramenta para o amparo na conservação do meio ambiente, proporcionando diversos benefícios, desde o controle ideal do retorno dos volumes dos resíduos da construção e demolição, bem como os pavimentos asfálticos demolidos, reinserindo os resíduos sólidos em novos ciclos produtivos, constituindo-se, desse modo, em um dos principais objetivos da logística reversa no ramo construtivo, em especial na reutilização dos materiais existentes em pavimentos asfálticos modificados no processo de reabilitação das estradas, sem que haja a necessidade de extrair e consumir matérias-primas em jazidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Werbiton Marinho Almeida, Insttale Engenharia Ltda

Bacharelado em Administração de Empresa – Faculdade Ateneu; MBA em Gestão Estratégica de Logística – Faculdade Ateneu; Pós Graduação em Planejamento e Gestão de Finanças Públicas – Universidade Regional do Cariri; MBA em Gestão Financeira e Controladoria – Faculdade Educamais; MBA em Administração de Negócios – Centro Universitário Ateneu; Bacharelado em Engenharia Civil – Centro Universitário Ateneu; Pós Graduação Administração Financeira – Faculdade Venda Nova do Imigrante; Pós Graduação Engenharia de Pavimentação Asfáltica – Faculdade Venda Nova do Imigrante;  Pós-graduando em MBA em Gestão de Suprimentos –  Instituto Euvaldo Lodi. Gerente Administrativo e Financeiro da Insttale Engenharia Ltda.

Rickardo Léo Ramos Gomes, Centro Universitário Farias Brito (FBUNI), Brasil

Prof. da Disc. de Met. do Trabalho Científico (Orientador) –Inst. Euvaldo Lodi; FBUNI; M. Sc. em Fitotecnia - UFC; Spec. em Met. do Ens. de Ciências - UECe; Grad. em Agronomia - UFC; Lic. na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - UVA; Cursos de Aperfeiçoamento em: HARVARD; BID; FIOCRUZ. Johns Hopkins University (JHBSPH); Consultor Internacional do BIRD para Lab. Científicos. Consultor Científico.

Descargas

Publicado

2023-03-15 — Actualizado el 2023-04-13

Versiones

Cómo citar

Marinho Almeida, A. W., & Ramos Gomes, R. L. (2023). A perspectiva da logística reversa na industrialização do pavimento reciclado: uma contribuição para conservação do meio ambiente: La perspectiva de la logística inversa en la industrialización de pavimentos reciclados: una contribución a la conservación ambiental. Contribuciones a La Economía, 21(1), 16–26. https://doi.org/10.51896/contrieconomia/ELCN2771 (Original work published 15 de marzo de 2023)