Implementação da Gamificação no 5º ano do ensino fundamental para o ensino de Inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.51896/tlatemoani.v15i46.638Palavras-chave:
Ensino de inglês, Gamificação, Ensino Primário, atividades recreativas, jogos, recompensasResumo
Esta pesquisa trata da implementação da Gamificação, em uma sala de aula da Escola Pública Primária José Ma. Morelos y Pavón, para apoiar a prática da língua estrangeira (Inglês) em sala de aula. Foi realizada uma investigação quantitativa para obter o número do nível de aceitação dos alunos para a implementação do método Gamificação, que os ajuda a consolidar os conteúdos vistos em aula. Os alunos vivenciaram diversas atividades que normalmente não são realizadas em uma aula tradicional, embora em uma aula de línguas os jogos sejam mais praticados do que em outros tipos de aula, desde jogos de vocabulário, competições de frases, etc. Contudo, o uso de jogos por si só não se refere à Gamificação como tal. A gamificação exige sistematização na organização, planeamento das aulas, concepção de materiais, utilização de tecnologias se possível de apoio às atividades, mas sobretudo num sistema de recompensas e benefícios que motive os alunos, não só pelo facto de ganharem jogos. Desta forma, os alunos não só se envolvem de forma isolada em jogos concebidos para a aprendizagem, mas também realizam um processo em que são integrados em equipas ou grupos de trabalho, que são obrigados a seguir um guião, guião ou história no qual resolverão vários desafios ou atividades que os levem à aquisição de conhecimentos de inglês de uma forma diferente de uma aula de língua tradicional. Este estudo mostrou que o uso da Gamificação foi aceito com prazer pelos alunos nos diferentes critérios mencionados abaixo.
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