Importância da oralidade no processo civil ordinário venezuelano
DOI:
https://doi.org/10.51896/ocsi.v5i1.433Palavras-chave:
Oralidade, Processo Civil Ordinário, Proteção Judicial EfetivaResumo
A pesquisa está orientada ao estudo da importância do processo civil ordinário no processo oral e suas contribuições, conduzindo a uma revisão dos aspectos teóricos práticos que descrevem e caracterizam esse procedimento oral. A metodologia utilizada é qualitativa, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico, apoiado na dogmática jurídica para a interpretação de instrumentos jurídicos que contemplam a oralidade no campo judicial. Seu objetivo é gerar uma construção teórica que permita desenvolver um estudo sobre a importância da oralidade no processo civil ordinário como mecanismo judicial para alcançar a tutela jurisdicional efetiva. As técnicas aplicadas são entrevista e observação participante, coletando informações fornecidas pelos três (03) informantes-chave. Dentre as contribuições destaca-se que o princípio da oralidade no processo civil ordinário exige o imediatismo do juiz em todos os atos do processo, atualmente regido pela forma escrita, concluindo há a necessidade de caminhar em direção à oralidade para fornecer soluções para as controvérsias judiciais no menor tempo possível, traduzindo-se em economia processual jurisdicional. Além da importância da forma escrita no processo civil ordinário, ela é necessária para o registro sequencial do ocorrido no processo, visto que na Venezuela existe uma tradição arraigada de procedimento escrito, que inclui o julgamento oral, mas não na sua totalidade.
Downloads
Referências
Calvo, E. (2013) Código De Procedimiento Civil De Venezuela, Comentado y concordado, Ediciones Libra, Caracas Venezuela.
Constitución de la República Bolivariana de Venezuela de (1999). Gaceta oficial de la República Bolivariana de Venezuela, No 36.860. [Extraordinaria], marzo 24, 2000.
Couture, E. (2010) Fundamentos Del Derecho Procesal Civil, Editorial Atenea C.A, Caracas Venezuela.
Garay, J. (2000) La Constitución de la República Bolivariana de Venezuela, gaceta oficial 24 de marzo del 2000, Ediciones: Juan Garay, Caracas Venezuela
Garay, J. (2010) La Constitución de la República Bolivariana de Venezuela1999, Ediciones: Juan Garay, reedición de abril de 2010 Caracas Venezuela
Henríquez, R. (2010) Instituciones Del Derecho Procesal, Centros de Estudios Jurídicos de Venezuela, CEJUV, Segunda Edición Ampliada, Caracas Venezuela .2010.
Puppio, V. (2010) Teoría General del Proceso, Ediciones de la Universidad Católica Andrés Bello, Caracas Venezuela.
Sánchez, N. (2007), Técnicas y Metodología de la Investigación Jurídica, Ediciones Libros C.A, Caracas, Venezuela 2007.
Rodríguez, O. (2010) La Oralidad y el Principio Inquisitivo en el Procedimiento Civil Venezolano, Editorial Atenea, Caracas Venezuela.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Liliana del Carmen Camacho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material
Bajo los siguientes términos:
-
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
-
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.