Importância da oralidade no processo civil ordinário venezuelano
Publicado 2024-04-10
Palavras-chave
- Oralidade,
- Processo Civil Ordinário,
- Proteção Judicial Efetiva
Como Citar
Copyright (c) 2024 Liliana del Carmen Camacho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
A pesquisa está orientada ao estudo da importância do processo civil ordinário no processo oral e suas contribuições, conduzindo a uma revisão dos aspectos teóricos práticos que descrevem e caracterizam esse procedimento oral. A metodologia utilizada é qualitativa, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico, apoiado na dogmática jurídica para a interpretação de instrumentos jurídicos que contemplam a oralidade no campo judicial. Seu objetivo é gerar uma construção teórica que permita desenvolver um estudo sobre a importância da oralidade no processo civil ordinário como mecanismo judicial para alcançar a tutela jurisdicional efetiva. As técnicas aplicadas são entrevista e observação participante, coletando informações fornecidas pelos três (03) informantes-chave. Dentre as contribuições destaca-se que o princípio da oralidade no processo civil ordinário exige o imediatismo do juiz em todos os atos do processo, atualmente regido pela forma escrita, concluindo há a necessidade de caminhar em direção à oralidade para fornecer soluções para as controvérsias judiciais no menor tempo possível, traduzindo-se em economia processual jurisdicional. Além da importância da forma escrita no processo civil ordinário, ela é necessária para o registro sequencial do ocorrido no processo, visto que na Venezuela existe uma tradição arraigada de procedimento escrito, que inclui o julgamento oral, mas não na sua totalidade.
Downloads
Referências
- Calvo, E. (2013) Código De Procedimiento Civil De Venezuela, Comentado y concordado, Ediciones Libra, Caracas Venezuela.
- Constitución de la República Bolivariana de Venezuela de (1999). Gaceta oficial de la República Bolivariana de Venezuela, No 36.860. [Extraordinaria], marzo 24, 2000.
- Couture, E. (2010) Fundamentos Del Derecho Procesal Civil, Editorial Atenea C.A, Caracas Venezuela.
- Garay, J. (2000) La Constitución de la República Bolivariana de Venezuela, gaceta oficial 24 de marzo del 2000, Ediciones: Juan Garay, Caracas Venezuela
- Garay, J. (2010) La Constitución de la República Bolivariana de Venezuela1999, Ediciones: Juan Garay, reedición de abril de 2010 Caracas Venezuela
- Henríquez, R. (2010) Instituciones Del Derecho Procesal, Centros de Estudios Jurídicos de Venezuela, CEJUV, Segunda Edición Ampliada, Caracas Venezuela .2010.
- Puppio, V. (2010) Teoría General del Proceso, Ediciones de la Universidad Católica Andrés Bello, Caracas Venezuela.
- Sánchez, N. (2007), Técnicas y Metodología de la Investigación Jurídica, Ediciones Libros C.A, Caracas, Venezuela 2007.
- Rodríguez, O. (2010) La Oralidad y el Principio Inquisitivo en el Procedimiento Civil Venezolano, Editorial Atenea, Caracas Venezuela.