A hospitalidade e o bem-estar pet em hotéis friendly como vantagem competitiva
DOI:
https://doi.org/10.51896/turydes.v17i36.553Palavras-chave:
pet friendly, vantagem competitiva, hospitalidade, serviçosResumo
O mundo contemporâneo tem valorizado cada vez mais o bem-estar, a saúde física e mental e como determinadas experiências podem contribuir para isso. Nesse sentido, as redes hoteleiras têm investido na experiência pet friendly para compor um diferencial competitivo diante de novos perfis de clientes, que valorizam o acolhimento e a personalização do atendimento. Apesar deste ser um mercado em expansão, a hospitalidade como diferencial competitivo pelo pet friendly deve estar conectada a proporcionar ao cliente experiências que superem as suas expectativas. É nesse sentido que a presente pesquisa tem como objetivo analisar se as redes hoteleiras adeptas do pet friendly atuam, neste segmento de serviços, pelos princípios da hospitalidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, realizada pela revisão da literatura. O aporte teórico foi desenvolvido a partir de Guidara (2023), além de serem consultados estudos publicados nos repositórios digitais Scientific Eletronic Library Online – Scielo, Google Scholar e PubVet que trazem a perspectiva da hospitalidade pet-friendly e seus impactos no setor hoteleiro. Com a pesquisa foi possível compreender que o conceito da hospitalidade irracional está relacionado a transcender o atendimento ao cliente de forma tradicional, proporcionando mais do que esperado. Considera-se que para o ramo hoteleiro, a hospitalidade pet-friendly seguindo a abordagem teórica de Guidara (2023) se reverte em diferencial competitivo, gerando sensação de pertencimento por meio de experiências memoráveis. Entretanto, notou-se que as grandes redes hoteleiras ao ofertarem a experiência pet friendly não se atentam aos princípios da hospitalidade, perdendo a oportunidade de fidelização do cliente e vantagem competitiva.
Downloads
Referências
ABINPET. Mercado PET Brasil (2023). Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Recuperado em 25 de maio de 2024, de: www.abinpet.org.br/. Acesso em: 25 mai. 2024.
Barros, B. G. (2024). A perceção dos hóspedes sobre a adoção de medidas pet friendly na hotelaria portuguesa. Dissertação de Mestrado em Gestão Hoteleira. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Buhalis, D., & Chan, J. (2023). Traveling with pets: designing hospitality services for pet owners/parents and hotel guests. Revista Internacional de Gestão Hoteleira Contemporânea, 34.
Felício, E. S., et al. (2023). Hospitalidade pet friendly: a proposta inovadora da pousada Le Ange. Tur., Visão e Ação, 25(2), 382-401.
Ferreira Junior, L. S. L., Brambilla, A., & Vanzella, E. (2017). PETFRIENDLY: um estudo aplicado à hotelaria. Grupo de Cultura e Estudos em Turismo, UFPB. Recuperado em 25 de maio de 2024, de: https://www.ufpb.br/gcet/contents/documentos/repositorio-gcet/artigos/pet-friendly-um-estudo-aplicado-a-hotelaria.pdf.
Guidara, W. (2023). Hospitalidade Irracional: O Extraordinário Poder de Dar às Pessoas Mais do Que Elas Esperam (V. Schreiner, Trad.). Rio de Janeiro: Alta Books.
Machado, B. L., et al. (2017). Turismo e o segmento pet friendly: um estudo sobre o setor hoteleiro de Belo Horizonte/MG. Revista Hospitalidade, 14(2).
Roxo, E. M. (2018). Hospitalidade em hotéis pet friendly: estudo de caso no Hotel Ibis São Luís. Tese de Mestrado, Universidade Federal do Maranhão.
Santos, J. Y. F. dos. (2017). A Hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo). Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Silva, A., Cordeiro, L. T., & Kushano, E. S. (2023). Serviços pet friendly nas redes hoteleiras de Paranaguá (PR). Ateliê do Turismo, 7(2), 153–174.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Fabrizio Iamamoto, Rosalia Delorence, Elizabeth Kyoko Wada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhe — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que você ou seu uso seja endossado pelo Licenciante.
NonCommercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0 Internacional.