Atividades para promover o conteúdo histórico da comunidade na primeira infância

Autores

  • Dalmaris Peña Chacón CUM “Urbano Noris Cruz”, Cuba
  • Ilsy Rodríguez Noris Dirección General de Educación “Urbano Noris Cruz”, Cuba
  • Naylis Almarales Quevedo Institución Educativa S/I “Mártires 9 de abril”, Cuba

DOI:

https://doi.org/10.51896/rilcods.v6i60.674

Palavras-chave:

Mundo Social, História local, Comunidade, Primeira Infância

Resumo

Na primeira infância, o processo educativo, através das suas diferentes formas de organização, deve ter como objetivo a resolução das tarefas de educação e a formação de uma personalidade ativa e com elevadas qualidades morais; com alto nível de desenvolvimento físico e intelectual, aproveitando as situações ou momentos em que ocorrem. Assim, para potencializar o sentimento de amor pelo que o rodeia, é necessário organizar a atividade de aquisição de conhecimento com a utilização de procedimentos e recursos didáticos que estimulem processos lógicos de pensamento; e influenciar a formação de sentimentos patrióticos e revolucionários. Para isso, é necessário desenvolver atividades de promoção de conteúdos históricos através do Mundo Social na Primeira Infância, com ênfase no local (comunitário). Da mesma forma, com a sua implementação, o educador ou professor acompanha, promove, estimula e enriquece o desenvolvimento da criança e influencia com o seu trabalho direto e eficiente. Assim, tem a missão de encontrar o momento, os caminhos, os métodos, os procedimentos e as abordagens necessárias para alcançar os efeitos desejados no processo educativo.

Referências

Castro Ruz, Fidel (1984). Discurso por el 26 de julio, aniversario de los asaltos a los cuarteles Moncada de Santiago de Cuba y Carlos Manuel de Céspedes de Granma. Publicado en Periódico Granma.

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Peña Chacón, D., Rodríguez Noris, I., & Almarales Quevedo, N. (2024). Atividades para promover o conteúdo histórico da comunidade na primeira infância. Desarrollo Sustentable, Negocios, Emprendimiento Y Educación, 6(60), 48–60. https://doi.org/10.51896/rilcods.v6i60.674

Edição

Seção

Artículos