A poesia como desvelamento: processo de auto-apagamento, de Elena Pedrosa (Ediciones Fantasma)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51896/easc.v2i2.720

Palavras-chave:

Poesia, Autoapagamento, Revelação, Liberdade, Autobiografia, Pandemia, Assédio, Pensamento Crítico

Resumo

Processo de autoapagamento é um livro publicado em 2024 pela Ediciones Fantasma, dentro da coleção “Poesia por outros meios”. Este livro questiona o significado oculto dos discursos hegemónicos do pensamento actual. Assim, cada poema do livro torna-se uma investigação urgente sobre as possibilidades e os problemas concretos de uma perda de soberania que nos afecta a todos. Por mais pessoal que seja toda poesia, o percurso de leitura proposto neste volume atesta as vicissitudes de uma transformação identitária que nunca esquece os vínculos problemáticos que o sujeito mantém com o mundo. Sua autora, Elena Pedrosa, reflete sobre a complexa rede de vazios inerente à existência humana, relacionando-os com o novo modelo de realidade. Vazio de espera que se torna imagem de perda de experiência de vida. Vazio de consciência equivalente ao da alma. Vazio de palavras como último meio de resistir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Breton, A. (2001). Manifiestos del surrealismo. Argonauta.

Deleuze, G. & Gauttari, F. (1985) El antiedipo. Paidós.

Eco, U. (1995). Apocalípticos e integrados. Tusquets.

Home, S. (1995). Neoismo, plagiarismo y praxis. https://www.merzmail.net/home.htm

Internacional Situacionista. (1999). Internacional Situacionista Vol. 1. La revolución del arte. Textos íntegros de la revista “International Situationniste”. Col. Literatura Gris. Ed. Traficantes de sueños.

K. Le Guin, U. (2001). The tombs of Atuan. Aladdin Paperbacks.

Padin, C. (2000). La huelga de arte. https://www.merzmail.net/huelgapadin.htm

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Mendoza, I. (2024). A poesia como desvelamento: processo de auto-apagamento, de Elena Pedrosa (Ediciones Fantasma). Revista Internacional De Educación Y Análisis Social Crítico Mañé, Ferrer & Swartz, 2(2), 286–291. https://doi.org/10.51896/easc.v2i2.720

Edição

Seção

Reseñas